domingo, 11 de abril de 2010

Empate sem gols no Vale do Aço

(Foto: Reprodução Rodrigo Clemente / O Tempo)
(Reportagem extraída do Jornal O Tempo On Line em 11/04/2010) O Ipatinga empatou em 0 a 0 com o Cruzeiro neste domingo, em partida válida pelo primeiro jogo das semifinais do Campeonato Mineiro. O jogo foi realizado no Ipatingão, na cidade do Vale do Aço, enquanto a volta será no Mineirão, no próximo domingo. Para o confronto, o Cruzeiro terá a vantagem do empate, mas a também terá a desavantagem do desgaste, pois joga com o Colo-Colo na Libertadores nesta quinta-feira.

Começo equilibrado

O Cruzeiro começou a partida pressionando bastante, tentando dominar o jogo e subjulgar o Ipatinga logo nos primeiros minutos. Mas o time da casa não se amedrontou com a força celeste e, com um sistema defensivo bem eficiente, conseguiu rechaçar todas as ofensivas do Cruzeiro, forçando os atacantes da Raposa a recuar e pensar em um novo tipo de ataque.
Depois desse impéto inicial do Cruzeiro, o Ipatinga aproveitou para tentar mostrar força. O Tigre teve uma série de ataques eficientes com Alessandro e Francismar, com lances que só não foram gol por azar, com destaque para a bola na trave de Francismar e a tentativa de encobrir Fábio de Alessandro.

Muralha de aço

No segundo tempo, o Cruzeiro foi bem melhor. Jogando de forma mais contida e errando menos, a equipe celeste conseguiu criar chances melhores, ainda esbarrando na defesa bem armada do Ipatinga, que consegue combater bem os ataques celestes.
Mas recuperando a confiança e percebendo a fragilidade do adversário, o Cruzeiro foi aumentando a intensidade dos seus ataques e percebendo novas falhas no esquema tático de Gilson Kleina. Aos 20 minutos, a pressão do Cruzeiro era tanta que o gol só não saiu pela sensacionais intervenções do goleiro do Ipatinga, Douglas, que fez milagre atrás de milagre para salvar o gol.